Utilização da capacidade de operação (UCO) do setor da construção recua em agosto de 2023

PUBLICADO EM 03 Out 2023

Em agosto de 2023, a Sondagem Indústria da Construção para o Espírito Santo apontou maior ociosidade das indústrias da construção, estabilidade do número de empregados e estabilidade do nível de atividade do setor.

No mês, o índice de utilização da capacidade de operação recuou 4 pontos percentuais, atingindo 77%. 

Já o indicador de número de empregados aumentou 1,7 ponto, registrando 50,0 pontos. Resultados acima de 50,0 pontos indicam expansão e, abaixo, indicam contração. Ao se situar na linha divisória de 50,0 pontos, passa a indicar estabilidade do número de empregados do setor. O mesmo ocorreu com o indicador de nível de atividade, que registrou 50,0 pontos ao recuar 5,2 pontos na passagem de julho para agosto de 2023 e passou a apontar estabilidade deste indicador no mês.

Expectativas

Na passagem de agosto para setembro de 2023, todos os quatro índices de expectativas aumentaram e indicaram otimismo dos industriais da construção para os próximos 6 meses, ao permanecerem acima da linha divisória de 50,0 pontos.

O destaque foi para o índice de compra de insumos e matérias-primas que aumentou 5,9 pontos frente a agosto, passando de 53,4 para 59,3 pontos. Em sequência, o índice de novos empreendimentos e serviços cresceu 3,9 pontos e registrou 57,3 pontos. Ao marcar 58,7 pontos, o índice de nível de atividade foi o terceiro em maior aumento na passagem do mês de agosto para setembro (+3,5 pontos). Por fim, o índice de número de empregados registrou leve crescimento de 0,1 ponto e registrou 55,3 pontos no mês. 

Por sua vez, também verificou-se um aumento na intenção de investir do industrial da construção com o avanço do indicador em 1,7 ponto no mês de setembro, que registrou 55,1 pontos.



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.