OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA
A forma de observar a indústria evoluiu.
Faça parte dessa mudança.
QUANTO ESTAMOS PRODUZINDO?
Para responder a essa pergunta, são apresentados indicadores de produção física da indústria geral, da indústria de transformação e extrativa, que podem ser analisados por setores e em diferentes momentos no tempo.
QUEM EMPREGAMOS?
Além do número de trabalhadores em cada um dos 78 municípios, é apresentado o perfil da mão de obra por nível de educação, gênero dos trabalhadores e participação dos ocupados por setor econômico, além de indicadores de desocupação, saldo do emprego formal e salário médio mensal.
COMO ANDA NOSSA ECONOMIA?
A fim de acompanhar a economia do estado, são apresentados indicadores que mensuram o crescimento econômico e a condição de vida da população capixaba, com informações sobre produção, inflação, crédito e produtividade.
QUAL NOSSO DESEMPENHO NO COMÉRCIO EXTERIOR?
Com o intuito de permitir uma melhor análise das relações comerciais capixabas, são apresentados dados da balança comercial capixaba, com informações sobre exportação, importação e saldo comercial desagregados por setor econômico, produtos, origem e destino.
QUAL PERFIL DOS TRABALHADORES?
Com o propósito de conhecer as características da população na força de trabalho, são apresentados os principais indicadores sociais de ocupados na indústria e em outros setores, com informações sobre sexo, nível de instrução, posição na ocupação e rendimento.
QUAIS SÃO OS NOSSOS SETORES?
Para informações sobre setores industriais que compõem a FINDES, trazemos uma análise por sindicato com dados sobre saldo de emprego, salário médio, nível de instrução dos trabalhadores e participação na indústria capixaba e no comércio exterior.
O QUE ESPERAM OS NOSSOS EMPRESÁRIOS?
Para conhecer a percepção atual e as expectativas dos empresários para os próximos 6 meses, em relação à economia brasileira e às empresas, são apresentados indicadores de confiança elaborados pelo Ideies em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias.
Next
Dados da Indústria

O Observatório tem como um de seus desafios ampliar o escopo de divulgação de indicadores industriais, apresentando para o público um conjunto de indicadores temáticos que perpassam o ambiente industrial capixaba.

Os indicadores foram elaborados pelo IDEIES com base nas principais fontes de dados primárias nacionais e internacionais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , Ministério do Trabalho (MTE), Secretaria do Comércio Exterior (SECEX), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Banco Central do Brasil (BCB) e The Conference Board.

Dados da Indús- tria
QUANTO ESTAMOS
PRODUZINDO?
Quem
empregamos?
QUAL NOSSO
DESEMPENHO NO
COMÉRCIO EXTERIOR?
COMO ANDA NOSSA
ECONOMIA?
QUAL O PERFIL
DOS TRABALHADORES?
Quais são
os nossos
setores?
O QUE ESPERAM
OS NOSSOS EMPRESÁRIOS?
OB SER VAR
Indústria capixaba
Indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para analisar o comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. A periodicidade de divulgação é mensal e os dados estão disponíveis a partir de Janeiro de 2002. São apresentadas as variações acumuladas de Janeiro até o mês mais recente de referência e se referem a variação mensal com ajuste sazonal.
Indústria capixaba
Indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para analisar o comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. A periodicidade de divulgação é mensal e os dados estão disponíveis a partir de 2009. São apresentadas a variação acumulada no ano. As informações podem ser consultadas para o Brasil e o Espírito Santo desagregadas para a indústria geral, extrativa e de transformação.
Indústria capixaba
Indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para analisar o comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. Os dados disponíveis trazem informações sobre a indústria geral, de transformação e extrativa, além da desagregação para os quatro principais setores da indústria capixaba. A periodicidade de divulgação é mensal e os dados estão disponíveis a partir Janeiro de 2013. Pode ser consultado ao níveis de Brasil e Espírito Santo e representam a variação acumulada no ano.
Indústria capixaba
O Índice de Produção Industrial tem como base a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e é construído com objetivo de analisar o comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. A periodicidade de divulgação é mensal e os dados estão disponíveis a partir Janeiro de 2002. Pode ser consultado aos níveis de Brasil e Espírito Santo para a indústria geral, extrativa, de transformação e os quatro principais setores da indústria capixaba, em termos de produção.
Indústria capixaba
Comparação entre os índices de Produção física e Volume de vendas no varejo, ambos do gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Industrial Mensal Produção Física produz indicadores relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação. Por sua vez, a Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores para o comportamento conjuntural do comércio varejista, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. A periodicidade de divulgação de ambas pesquisas é mensal e os dados estão disponíveis a partir Janeiro de 2014. As séries históricas podem ser consultadas aos níveis de Brasil e Espírito Santo.
Indústria capixaba
Evolução da participação da indústria no valor adicionado bruto (VAB). O VAB é obtido pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido nas atividades econômicas, enquanto a indústria compreende as atividades extrativa, de transformação, construção civil e serviços industriais de utilidade pública (SIUP). As informações estão disponíveis a partir de 2007, e são produzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a nível nacional e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) para o Espírito Santo.

Blog do Ambiente de Negócios

PRIMEIRO NO PAÍS COM O PROPÓSITO DE FOMENTAR A DISCUSSÃO DAS PRINCIPAIS QUESTÕES DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS.

CONHEÇA TODAS AS COLUNAS