Utilização da capacidade de operação (UCO) do setor da construção aumenta em abril de 2023

PUBLICADO EM 19 Jun 2023

Em abril de 2023, a Sondagem Indústria da Construção para o Espírito Santo indicou que as indústrias dos setor apresentaram menor ociosidade frente ao mês anterior com o aumento do indicador de utilização da capacidade de operação (UCO). Ainda, a pesquisa apontou expansão dos empregos e estabilidade do nível de atividade da indústria.

Entre março e abril de 2023, o índice de utilização da capacidade de operação (UCO) aumentou 4,0 pontos percentuais e, com isto, alcançou 74%, valor superior ao registrado em igual período em 2022 (69%).

Por sua vez, o índice de números de empregados marcou 52,8 pontos e se manteve acima da linha divisória de 50,0 pontos, apesar do recuo de 5,1 pontos no mês. Já o indicador de nível de atividade caiu 4,3 pontos e registrou exatamente 50,0 pontos.

Expectativas

Todos os quatro índices de expectativas apresentaram alta de abril para maio de 2023 e permaneceram posicionados acima da linha divisória de 50,0 pontos, indicando otimismo dos industriais da construção consultados. O índice de novos empreendimentos e serviços se destacou com maior crescimento no período (+7,8 pontos) e registrou 59,1 pontos; seguido pelo índice de nível atividade, que também marcou 59,1 pontos, ao aumentar 6,8 pontos.

O índice de intenção de investimentos também cresceu na passagem de abril para maio de 2023 (+5,2 pontos), resultando em 61,5 pontos. Este crescimento indica maior propensão dos empresários do setor em investir.



 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.