No primeiro trimestre de 2023, Sondagem Industrial indica elevada carga tributária como principal problema enfrentado pela indústria capixaba

PUBLICADO EM 19 Mai 2023

ANÁLISE TRIMESTRAL

A pesquisa Sondagem Industrial para o Espírito Santo do primeiro trimestre de 2023 mostrou que a elevada carga tributária continua sendo o principal problema enfrentado pela indústria capixaba, assinalada por 31,9% dos empresários industriais consultados. A falta ou alto custo da matéria-prima ocupou a segunda posição no ranking de problemas enfrentados pela industria, citada por 29,2% dos industriais pesquisados. Em sequência, ocupou o terceiro lugar o problema da demanda interna insuficiente, relatada por 27,8% dos empresários da indústria.

Os industriais capixabas relataram satisfação com a situação financeira no primeiro trimestre de 2023. Frente ao trimestre anterior, o indicador recuou 3,5 pontos, mas permaneceu acima da linha divisória de 50,0 pontos ao registrar 52,7 pontos, indicando que os empresários continuam satisfeitos com a situação financeira de suas empresas. Por sua vez, o índice de satisfação com a margem de lucro operacional recuou 8,4 pontos e cruzou a linha divisória, situando abaixo de 50,0 pontos ao marcar 45,8 pontos, o que revela insatisfação dos empresários capixabas em relação ao lucro operacional de suas empresas.

ANÁLISE MENSAL

Em março de 2023, o indicador de volume de produção aumentou 4,5 pontos em comparação com fevereiro e registrou 51,8 pontos. Ao se situar acima da linha divisória de 50,0 pontos, o indicador passa a apontar aumento na produção. Por sua vez, os demais índices se posicionaram abaixo da linha divisória, indicando contração. Na passagem de fevereiro para março de 2023, o indicador de evolução do número de empregados caiu 2,7 pontos e marcou 48,8 pontos, e o indicador de evolução dos estoques registrou 47,0 pontos, um recuo de 2,0 pontos.

Já o indicador de nível de estoque efetivo em relação ao planejado, apesar de ter crescido 1,2 ponto em comparação com fevereiro, marcou 48,5 pontos. Ao permanecer abaixo da linha divisória, o índice aponta estoques abaixo do desejado pela indústria.

EXPECTATIVAS

Em abril de 2023, três dos quatro indicadores de expectativas se mantiveram acima da linha divisória de 50,0 pontos, indicando que os empresários industriais estão otimistas em relação ao futuro próximo.

O indicador de expectativas para demanda por produto aumentou 2,8 pontos e registrou 55,6 pontos. O indicador para compra de matéria-prima cresceu 1,6 ponto e marcou 53,9 pontos. Já o indicador em relação às exportações avançou 1,0 ponto, registrando 54,5 pontos. Por sua vez, o indicador de expectativa para número de empregados recuou 1,6 ponto, cruzando a linha divisória de 50,0 pontos e atingindo 49,2 pontos, revelando pessimismo quanto à novas contratações. 

Por fim, o indicador de intenção de investimento passou de 54,1 para 52,2 pontos (-1,9 ponto) de março para abril de 2023, indicando menor propensão do empresário capixaba em investir na indústria. Apesar disso, o índice se manteve acima da sua média histórica (53,4 pontos).



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.