Sondagem Industrial de agosto de 2023 aponta aumento do volume de produção da indústria capixaba (53,9 pontos)

PUBLICADO EM 29 Set 2023

A pesquisa Sondagem Industrial para o Espírito Santo de agosto de 2023 indicou expansão do volume de produção industrial, do estoque de produtos finais em relação ao planejado, evolução dos estoques de produtos finais e expansão do número de empregados ao permanecerem acima de 50,0 pontos. Apesar disso, o indicador de número de empregados apresentou leve recuo, indicando uma expansão menos disseminada entre os industriais consultados.

Entre julho e agosto de 2023, o índice de volume de produção cresceu 3,4 pontos e registrou 53,9 pontos; o índice de estoque de produtos finais em relação ao planejado aumentou 5,4 pontos e assinalou 51,9 pontos; o índice de evolução de estoques marcou 52,4 pontos (+2,0 pontos); por sua vez, o índice de número de empregados registrou 52,3 pontos em agosto ao recuar levemente 0,2 ponto frente a julho de 2023.

Expectativas

Em setembro de 2023, todos os indicadores de expectativas da sondagem industrial permaneceram acima de 50,0 pontos, indicando otimismo dos industriais para os próximos 6 meses. Apesar disso, com exceção do indicador de número de empregados e da intenção de investir, todos os demais recuaram frente a agosto, indicando que este otimismo está menos disseminado entre os industriais.

O indicador de expectativas de número de empregados apresentou leve alta de 0,3 ponto na passagem de agosto para setembro de 2023 e registrou 54,3 pontos; já o indicador de demanda por produtos registrou 56,8 pontos (-2,2 pontos), o indicador de compra de matéria prima marcou 55,0 pontos (-1,5 ponto) e o indicador em relação às exportações registrou 51,9 pontos (-7,7 pontos).

A intenção de investimento dos industriais capixabas se manteve estável na passagem de agosto para setembro de 2023. No mês, o indicador permaneceu com o mesmo resultado que o mês anterior (55,2 pontos).



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.