Sondagem Industrial do Espírito Santo indica estabilidade no número de empregados em fevereiro de 2024

PUBLICADO EM 01 Abr 2024

A pesquisa Sondagem Industrial para o Espírito Santo de fevereiro de 2024 mostrou queda na atividade da indústria capixaba. Frente a janeiro de 2024, tanto o indicador de volume de produção, quanto de evolução de número de empregados, recuaram. Por sua vez, mesmo com esta desaceleração, os estoques de produtos finais aumentaram e ficaram acima do planejado pelos industriais.

Na passagem de janeiro para fevereiro de 2024, o índice de volume de produção recuou 0,5 ponto e marcou 48,0 pontos. Registros abaixo de 50,0 pontos revelam contração. Já o índice de número de empregados caiu 1,0 ponto e passou a indicar estabilidade ao registrar 50,0 pontos.

Por sua vez, o índice de estoques de produtos finais em relação ao planejado apontou estoques acima do desejado para os empresários após registrar 51,0 pontos, um aumento de 3,0 pontos entre janeiro e fevereiro de 2024. Melhorou na mesma base de comparação a evolução dos estoques (+1,9 ponto), mas continuou indicando queda após registrar 49,7 pontos (0,3 ponto abaixo da linha divisória de 50,0 pontos).

Expectativas

Os industriais do Espírito Santo finalizaram março de 2024 com expectativas menos otimistas para os próximos 6 meses em todos os indicadores.

Frente a fevereiro de 2024, o índice de expectativas para demanda por produto foi o que registrou maior recuo (-5,5 pontos), mas continuou indicando otimismo após resultado acima da linha divisória de 50,0 pontos (51,1 pontos), ainda que menos disseminado.

Cruzaram a linha divisória de 50,0 pontos e passaram a indicar pessimismo os indicadores de expectativas para número de empregados, que caiu 4,2 pontos e registrou 48,4 pontos; o indicador de expectativas para compras de matéria-prima, que recuou 5,3 pontos e marcou 49,8 pontos; e o indicador de expectativas para quantidade exportada, que apresentou queda de 4,5 pontos, assinalando 49,3 pontos.

Apesar de expectativas menos otimistas, os industrais capixabas mostraram maior intenção de investimento em março de 2024. Ante a fevereiro, o índice de intenção de investimentos cresceu 3,6 pontos, atingindo 58,0 pontos. Neste indicador, não há linha divisória, quanto maior o registro, maior a intenção.



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.