IDEIES LANÇA ROTA ESTRATÉGICA DO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL

O setor de Petróleo e Gás Natural foi apontado como um dos 17 Setores Portadores de Futuro para o Espírito Santo. Diante da relevância da cadeia de P&G para a economia capixaba, 75 especialistas do setor construíram coletivamente uma agenda de trabalho em prol do desenvolvimento desta área no estado: a Rota Estratégica de Petróleo e Gás Natural, que faz parte do projeto Indústria 2035 da Findes. O evento de lançamento desse documento ocorre no dia 28 de julho de 2020 e conta com a participação do José Mauro Ferreira, atual secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia.

A Rota Estratégica traçou o caminho que tornará o Espírito Santo reconhecido globalmente no setor de petróleo e gás natural. Esse caminho está representado no roadmap com 256 ações de curto, médio e longo prazo. Algumas dessas ações foram elaboradas especificamente com a finalidade de agir em resposta aos impactos causados pela crise da Covid-19 no setor de P&G.

A construção da Rota Estratégica de Petróleo e Gás Natural, coordenada pelo Ideies, contou com o apoio do FCP&G e do Observatório Sistema Fiep e foi realizada com base na metodologia de prospectiva estratégica e de inteligência coletiva. Esse planejamento considerou as especificidades dos segmentos do petróleo, do gás natural e da cadeia de fornecedores; as diretrizes do Novo Mercado de Gás; o contexto da crise econômica e sanitária e no pós-pandemia da Covid-19; e as diversas discussões que impactam essa atividade (licenciamento ambiental, mudanças regulatórias necessárias, aumento do fator de recuperação e etc.). 


Com a finalização e o lançamento do documento será iniciada a fase de articulação e execução das ações visando a construção do futuro desejado para o setor de Petróleo e Gás Natural do Estado do Espírito Santo até o ano de 2035.