O Blog de Ambiente de Negócios faz 1 Ano!

14 de Nov

Há um ano decidimos fomentar o debate sobre o Ambiente de Negócios no Espírito Santo, por meio de um Blog, o primeiro no país com essa proposta. Já publicamos 67 artigos, com a colaboração de 39 autores. Aproveitamos para agradecer a todos que estão contribuindo com a nossa missão e convidamos para que continue conosco nessa tarefa.

No Blog de Ambiente de Negócios, com uma leitura rápida, leve e informativa o leitor tem acesso a conteúdos sobre as emissões de CO2 no meio ambiente, o patinete elétrico, a energia eólica, a biotecnologia, a mobilidade urbana, o saneamento básico, a inovação, o ambiente regulatório, o gás natural e a educação infantil.

Entendemos que o Ambiente de negócios consiste em um conjunto de fatores que circunscrevem as atividades produtivas de uma determinada região. Portanto, ao debatermos sobre os nove temas que compõem o nosso Blog, o meio ambiente, a infraestrutura, o ambiente regulatório, o ambiente tributário, a inovação, a governança pública e o capital humano, estamos discutindo todos os aspectos que interferem na arte de fazer negócios e de empreender no Brasil.


E seguiremos para o próximo ano, publicando conteúdo de qualidade, técnico, inovador e divertido para contribuir, cada vez mais e melhor, para melhoria de ambiente de negócios do nosso Estado. 


O Diretor Executivo do Ideies, Marcelo Saintive, idealizador do Blog afirma: " Produtividade e melhoria do ambiente de ambiente de negócios são temas cruciais quando pensamos no crescimento econômico do Brasil e, consequentemente, estão na agenda da Federação das indústrias do Espírito Santo (Findes). Mais especificamente, o Ideies, organização vinculada à Findes, trata estes tópicos de diversas maneiras. O blog do ambiente de negócios é uma delas. Mais direta ao ponto ao abordar temas áridos numa linguagem mais fluida e sintética. Os assuntos são diversos, mas, todos os artigos visam debater como a regulação excessiva, a má regulação ou a não incorporação dos incentivos ligado às novas tendências determinam, em grande medida, na ineficiência alocativa da economia brasileira e das economias regionais e dos seus respectivos territórios."  

    "Estamos preocupados em atrair novos investimentos, ampliar os negócios eficientes, em gerar emprego e renda, mas, principalmente, impactar a sociedade de uma forma geral. Este é o propósito do nosso trabalho, esta é a contribuição que o blog busca trazer." Acrescenta Saintive. 

Em breve, o Ideies dará um passo além no debate do ambiente de negócios do Espírito Santo, com o lançamento dos Indicador de Ambiente de Negócios para os municípios capixabas. Aguardem, o IAN vem aí no dia 27/11!!!