ICEI capixaba cresce pelo segundo mês consecutivo em agosto

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo registrou a sua segunda alta consecutiva em agosto de 2019 e atingiu 62,4 pontos, com aumento de 3,3 pontos em comparação à julho (59,1), voltando a ficar acima dos 60 pontos, o que revela uma confiança ainda maior do industrial capixaba. Com esse resultado, o ICEI de agosto registrou alta de 6,7 pontos em relação a agosto de 2018 (55,7) e 8,6 pontos na comparação com sua média histórica (53,8).

O índice nacional, por sua vez, cresceu 2,0 pontos entre julho e agosto de 2019, terceiro aumento consecutivo do indicador, que registrou 59,4 pontos, revelando que o empresário brasileiro permanece otimista. Com esse aumento, o ICEI do Brasil chegou ao maior nível para o mês de agosto em nove anos e cresceu 6,1 pontos em comparação ao mesmo mês do ano anterior.


    A elevação da confiança do empresário industrial capixaba em agosto de 2019 decorreu principalmente do aumento expressivo (+8,5 pontos) do indicador de condições atuais frente à julho. Esse índice marcou 56,5 pontos, apontando melhora na percepção pelos industriais da condição atual para os negócios no Espírito Santo.


O índice de expectativas do Espírito Santo, por sua vez, avançou 1,2 ponto em confronto com o mês imediatamente anterior e alcançou 64,6 pontos em agosto de 2019. Com esse resultado, os empresários capixabas demonstram otimismo quanto aos próximos seis meses. Os empresários brasileiros também seguem otimistas quanto ao futuro próximo. O índice de expectativas nacional atingiu 63,6 em agosto de 2019. 

TAGS: