Portal dos Indicadores do Ambiente de Negócios (IAN) - ferramenta de auxílio para políticas de desenvolvimento do ES

O Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (IDEIES) lançará em breve o Portal dos indicadores do Ambiente de Negócios (IAN) dos municípios do Espírito Santo. Essa ferramenta trará um conjunto de indicadores de fontes nacionais e estaduais desagregadas para cada um dos 78 municípios do estado sendo apresentado em um indicador composto e subdividido em quatro eixos, infraestrutura, gestão fiscal, potencial de mercado e capital humano. Tal instrumento visa ser de grande utilidade para auxiliar o gestor público a conhecer a realidade de seu município e os entraves para o desenvolvimento de novas atividades econômicas no local. Já para o empresário, o IAN, colaborará na decisão de alocação de novas plantas industriais bem como na definição de novos projetos de infraestrutura. Esse instrumento ainda poderá ser utilizado pela sociedade civil no controle das ações do gestor público e para reivindicar melhorias locais.


A apresentação dos resultados se dará por meio de um portal em que os municípios recebem uma nota para cada um dos eixos e a nota agregada (IAN). As notas serão obtidas por uma média quantitativa de indicadores mapeados e ponderados por uma metodologia pré-definida e apresentada em um referencial teórico e metodológico que estará disponível no portal. Tal método de apresentação permitirá o entendimento da realidade municipal em vários níveis de agregação podendo identificar os seus problemas e gargalos para traçar soluções possíveis.

Os municípios do espírito Santo têm uma realidade distinta entre si, o que pode ser observado por dentre outros fatores, o tamanho das populações, o nível de riqueza ou mesmo pela localização geográfica. Tendo isso em mente, o portal apresentará uma classificação por meio de agrupamentos de municípios definida por método também explicitado no referencial teórico e metodológico.

    Em breve será lançado o portal do índice do ambiente de negócios que servirá como uma ferramenta para o desenvolvimento local do estado e para a melhoria das condições econômicas dos municípios capixabas.

Por fim, o portal também demonstrará algumas saídas possíveis à diferentes problemas para realidades análogas àquelas dos municípios capixabas. Para tanto, será apresentado um banco de boas práticas de procedimentos que vêm sendo adotados em várias áreas por municípios brasileiros de diferentes tamanhos, e poderão embasar estratégias de melhorias do ambiente de negócios do Espírito Santo.