Produção industrial do ES recuou -13,4% na passagem de dezembro para janeiro

PUBLICADO EM 10 Mar 2021

A produção industrial do Brasil avançou 0,4% sobre o resultado de dezembro de 2020, 9ª alta consecutiva na série com o ajuste sazonal. Contudo, esta foi a menor variação marginal desde o início do processo de retomada do setor em maio de 2020, o que demonstra certa desaceleração no ritmo de recuperação da indústria a nível nacional. No mês, 14 das 26 atividades industriais pesquisadas apresentaram resultados negativos, com o destaque para a queda de -13,9% na metalurgia. Das influências positivas, a fabricação de produtos alimentícios avançou 3,1% na passagem de dezembro para janeiro. Nessa base de comparação, a produção industrial recuou em 7 dos 14 estados apurados pela PIM-PF Regional do IBGE. As quedas mais intensas foram observadas no Espírito Santo (-13,4%) e no Amazonas (-11,8%).

No Espírito Santo, em 12 meses até janeiro, a produção industrial acumulou queda de -13,2%, com resultados negativos tanto na indústria extrativa (-26,6%) quanto na indústria de transformação (-2,2%). Na comparação entre janeiro de 2021 e janeiro de 2020, a indústria geral capixaba recuou -11,5%, pressionada pelas quedas de -14,2% na indústria extrativa e de -9,8% na indústria de transformação. Já na passagem de dezembro para janeiro, a produção industrial retraiu -13,4%, com o ajuste sazonal, influenciada pela queda de -16,1% na indústria de transformação, já que a indústria extrativa cresceu 1,2% no período.

                Gráfico 1 – Produção Física Industrial - Espírito Santo
                                    
Variação (%) - Janeiro de 2021

(*) Com o ajuste sazonal
Fonte: PIM-PF/IBGE
Elaboração: Ideies/Findes

Os destaques do resultado da PIM-PF de janeiro para o Espírito Santo são:

  • Queda da indústria geral em todas as bases de comparação.
  • Avanço de 1,2% na indústria extrativa na passagem de dezembro para janeiro.
  • Recuo na fabricação de produtos alimentícios em todas as bases de comparação, muito embora a variação no acumulado em 12 meses tenha sido de apenas -0,1%.
  • Avanços no setor de papel e celulose de 28,1% no acumulado em 12 meses e de 58,0% na análise interanual.
  • Expansões na fabricação de produtos de minerias não metálicos de 3,3% em 12 meses e 22,8% na comparação interanual.
  • Queda no setor de metalurgia em todas as bases de comparação.

Os resultados negativos do desempenho da indústria geral do Espírito Santo em janeiro fizeram com que o setor ficasse mais distante da recuperação em relação aos patamares dos meses de janeiro e fevereiro de 2020, período de pré-pandemia.

Confira aqui a análise do Ideies sobre a PIM-PF divulgada pelo IBGE em 10 de março de 2021 o referente ao mês de janeiro de 2021.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.