Produção industrial do ES cresce 1,6% no primeiro trimestre do ano

PUBLICADO EM 12 Mai 2022

Ao avançar 1,6% no acumulado de janeiro a março, o desempenho da indústria do Espírito Santo superou a média nacional, que recuou -4,5% no período. Nos três primeiros meses do ano, a indústria de transformação capixaba cresceu 7,5% e contrabalanceou as perdas decorrentes da queda de -10,8% na indústria extrativa.

Entre as atividades da indústria de transformação do estado, destaca-se a maior produção de alimentos (20,5%), influenciada pelo aumento da fabricação de bombons e chocolates com cacau, massas secas, refrescos, sucos e néctares de fruta e carnes bovinas frescas ou refrigeradas. A metalurgia (13,0%) também apresentou significativa elevação, puxada por bobinas a quente de aço; lingotes, blocos, tarugos ou placas de aço; e ferro-gusa. 

Na indústria extrativa, o resultado negativo foi resultante das perdas produtivas do petróleo e gás natural, uma vez que a extração de minério de ferro apresentou expansão nos três primeiros meses do ano. De acordo com o relatório trimestral da Vale S.A., a produção de pelotas de minério cresceu 2,2% na comparação com o 1º trimestre de 2021. Na outra ponta, segundo os dados da Agência Nacional Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o petróleo (-20,9%) e o gás natural (-33,0%) apresentaram perdas significativas no período

Confira outros destaques setoriais do resultado da PIM-PF para o Espírito Santo:

  • O setor de Alimentos caiu -15,5% em março, na comparação com o mesmo período de 2021. A alta da inflação e dos juros impactam na produção do setor, uma vez que reduzem a demanda por produtos desse setor;  

  • A Fabricação de produtos de minerais não-metálicos caiu -7,2% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado.  A alta base de comparação de 2021 é um dos fatores que explicam as sucessivas quedas nesse setor em 2022.

  • A atividade de Celulose, papel e produtos de papel, avançou 0,5% na comparação com março de 2021. O setor foi um dos que mais cresceram durante o ano de 2021, elevando a base de comparação.

  • A metalurgia cresceu 38,2% na comparação interanual. A expansão do setor da construção dos Estados Unidos, principal parceiro comercial do estado e grande consumidor de produtos de metalurgia, tem favorecido a produção desses bens.

Clique aqui e confira na íntegra a nota conjuntural sobre a PIM-PF do Espírito Santo.

A Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF Regional) referente a março foi divulgada nesta terça-feira, 10 de maio de 2022, pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). Para o Espírito Santo é feito o levantamento de 30 produtos, o que gera uma cobertura de 79% da indústria geral do estado, segundo a metodologia adotada pela pesquisa.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Rafael Almeida Leal

Graduado e Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômicos. Possui interesse na área de Finanças Públicas e análise de dados conjunturais.