Pelo segundo trimestre consecutivo, elevada carga tributária é apontada como principal problema enfrentado pelos industriais capixabas

PUBLICADO EM 30 Abr 2024

O primeiro trimestre de 2024 finalizou mostrando satisfação dos industriais do Espírito Santo com a situação financeira de suas empresas, apontou a Pesquisa Sondagem Industrial. Comparado ao último trimestre de 2023, o indicador de situação financeira aumentou 0,2 ponto e registrou 51,7 pontos (Resultados acima de 50,0 pontos indicam satisfação).

O resultado foi diferente com a margem de lucro operacional. Frente ao quarto trimestre de 2023, o indicador de margem de lucro operacional apresentou leve recuo de 0,3 ponto e registrou 48,7 pontos. Ao permanecer abaixo de 50,0 pontos, indica insatisfação dos empresários industriais com a margem de lucro operacional de seus negócios.

Quanto aos desafios enfrentados pela indústria no período, pelo segundo trimestre consecutivo o principal problema relatado pelos industriais capixabas foi a elevada carga tributária, assinalada por 42,4% dos entrevistados. Em sequência, ocupou o 2º lugar no ranking a falta ou alto custo de trabalhador qualificado, indicado por 30,3% dos industriais, e em 3º lugar a burocracia excessiva, relatada por 22,7% dos empresários.

Análise mensal

A produção industrial mostrou leve melhora em março de 2024 (+0,5 ponto frente a fevereiro). Ainda assim, o indicador permaneceu abaixo de 50,0 pontos ao registrar 48,5 pontos, indicando recuo na produção. 

Já o número de empregados da indústria passou de estabilidade, em fevereiro, para queda, em março. Entre os meses, o indicador migrou de 50,0 para 49,0 pontos, um recuo de 1,0 ponto.

Por sua vez, os estoques industriais cresceram e ficaram acima do planejado pelos empresários, ao apresentarem registros acima de 50,0 pontos. Frente a fevereiro, o indicador de evolução de estoques aumentou 1,8 ponto e o indicador de estoque efetivo-planejado aumentou 0,5 pontos, registrando, ambos, 51,5 pontos.

Expectativas

Em abril de 2024, todas as expectativas demonstradas pelos industriais capixabas foram otimistas, após registros acima de 50,0 pontos em todos os indicadores.

A expectativa para exportações foi destaque ao apresentar forte avanço de 9,6 pontos no indicador, passando de 49,3 pontos em março para 58,9 pontos em abril, mostrando uma alteração de percepção dos industriais para otimismo.

Os demais indicadores também apontaramm uma percepção positiva. Em abril, o índice de expectativas por demanda por produtos registrou 55,5 pontos; o índice de compra de matéria-prima marcou 54,0 pontos; e o índice de número de empregados assinalou 50,0 pontos. Neste último, o indicador aponta expectativas de estabilidade para o número de empregados da indústria capixaba nos próximos 6 meses.

A intenção de investimento pelos industriais, por sua vez, se mostrou menor frente a março, após recuo de 2,0 pontos no indicador e registro de 56,0 pontos. Ainda assim, o índice de intenção de investimento permaneceu acima de sua média histórica de 53,5 pontos.



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.