O BEC de setembro traz um box especial sobre a atual crise hídrica do país

Um dos efeitos da atual crise hídrica do país consiste no aumento de preços da economia doméstica

PUBLICADO EM 30 Set 2021

O cenário hídrico no Brasil, atualmente, é bastante crítico, dado que estão sendo registradas as menores vazões desde 1930. Com a maior parte da região central do país com um quadro de déficit de chuvas devido à estação de seca, em termos de energia armazenada nos reservatórios do país, em agosto de 2021, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste atingiu 21,34% do total da capacidade de armazenamento do Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse nível está abaixo do observado no ano de 2001, quando precisou implementar um racionamento de consumo de energia elétrica. A expectativa é de redução dos níveis dos reservatórios até novembro.

Em agosto, o Brasil registrou recorde de geração de energia térmica, solar e eólica, com o agravamento da situação nos reservatórios de hidrelétricas devido ao menor volume de chuvas. De acordo com a ONS, a produção de energia por hidrelétricas permanece no menor patamar desde 2002. Mesmo com esse quadro, a produção de energia elétrica por hidrelétricas alcançou 32,9 mil MegaWatts médios (MWmed), ou 50% do total produzido, ao passo que, contribuindo para o complemento da oferta, a produção das termelétricas (19 mil MWm), parques eólicos (11,1 mil MWm) e usinas solares (870 MWm), representando 28,8%, 16,8% e 1,3% respectivamente.

Além do setor de energia, a escassez de chuvas pode impactar negativamente o cultivo das lavouras e também o setor de bovino, suínos e aves, além de encarecer os custos de produção do setor com o uso mais intenso do sistema de irrigação. Neste cenário, os preços dos alimentos, em especial, as carnes, podem continuar pressionando a inflação do consumidor. Nesta linha, a necessidade do uso mais intensivo das termelétricas pode agravar a pressão dos custos de produção, além de aumentar o custo de vida das famílias.

Vale ressaltar que, em agosto deste ano, foi criada a bandeira Escassez Hídrica, que implicará em um aumento médio de 6,78% na conta de luz dos clientes residenciais do país, nos meses de acionamento desta bandeira.

Contudo, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, para o enfrentamento das condições hidroenergéticas desfavoráveis e para garantir a segurança energética do país, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tem realizado aalgumas ações, entre as quais: acionamento das usinas termelétricas, importação de energia da Argentina e Uruguai, gestão das restrições operativas das hidrelétricas, campanhas para consumo consciente, entre outras.

Clique aqui e confira a íntegra do BEC de setembro que apresenta o Box especial sobre a crise hídrica ao final da seção de Preços, Juros e Crédito.

  • Confira abaixo os destaques das demais seções da publicação do BEC de setembro:

A Seção Destaque desse mês apresenta um breve panorama da história do Boletim, que caminha para o encerramento do seu ciclo de publicações. Passados 4 anos ininterruptos de publicações mensais, abrimos espaço para o início de um novo produto mensal, cujo foco será o cenário conjuntural da indústria e que se somará aos demais produtos conjunturais elaborados pelo Ideies.

Atividade Econômica

No 2º trimestre de 2021, frente ao 1º trimestre do ano, o PIB do Brasil ficou estável em -0,1%. No Espírito Santo, mensurada pelo IAE-Findes, a economia também ficou estável no período, mas com registro positivo de 0,2%. Já na comparação com o 2º trimestre de 2020, a economia brasileira cresceu 12,4% e a capixaba avançou 16,6%, favorecidas por uma base de comparação deprimida em 2020, devido aos efeitos da pandemia sobre a economia no ano passado.

Desempenho Industrial

A produção da indústria do Brasil cresceu 7,0% no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em julho de 2021. No Espírito Santo, a indústria geral cresceu 2,6% no acumulado dos últimos doze meses encerrados em julho de 2021, segundo resultado positivo consecutivo nessa base de comparação. Na passagem de junho para julho de 2021, a produção industrial capixaba cresceu 3,7%, na série livre dos efeitos sazonais, enquanto a nacional retraiu -1,3%.

Preços, Juros e Crédito

Nos 12 meses encerrados em agosto, a inflação oficial do país, mensurada pelo IPCA, registrou alta de 9,68%. O IPCA do Brasil encontra-se acima da meta (3,75%) para o ano e, desde março, ultrapassou o limite superior (5,25%). O IPCA da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) alcançou 11,07% em 12 meses até agosto, mantendo-se superior ao do Brasil desde agosto do ano passado. Os grupos que mais contribuíram para essas altas na inflação, tanto no país quanto na RMGV, foram os transportes, habitação e alimentos e bebidas.

Na reunião dos dias 21 e 22 de setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic em 100 pontos-base, ou seja, de 5,25% para 6,25% ao ano. O Copom sinalizou que promoverá outro aumento de 100 pontos-base na próxima reunião.

Finanças Públicas Estadual

De acordo com os dados do Portal da Transparência do Estado do Espírito Santo, no acumulado de janeiro a agosto, a receita arrecadada atingiu R$ 12,8 bilhões, acréscimo real de 9,0% frente ao mesmo período do ano passado. As despesas totalizaram R$ 9,5 bilhões, aumento real de 0,6% frente a 2020 nesta mesma base de comparação. Considerando esses oito primeiros meses de 2021, as receitas arrecadadas alcançaram 68,1% do total previsto para o ano na Lei Orçamentária Anual, enquanto as despesas liquidadas respondem por 52,9% do que foi previsto no orçamento.

 

Para acessar o arquivo com a edição completa do Boletim, clique aqui.

Para acessar o arquivo com todos os gráficos e tabelas desta edição do Boletim, clique aqui.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.