Ideies lança a 1ª edição do Boletim da Indústria Capixaba

O BIC é um produto de conjuntura econômica com o enfoque na indústria

PUBLICADO EM 19 Nov 2021

A partir de hoje, o Ideies passa a divulgar um novo produto cujo o foco é o desempenho recente da indústria do Espírito Santo. O BIC está segmentado em seções que analisam os principais dados oficiais de produção, comércio exterior, preços, mercado de trabalho, além de serem abordados os temas mais recentes que influenciam o desempenho do setor.

Nesta 1ª publicação, trazemos inicialmente a Carta de Abertura, que destaca os principais gargalos que têm sido enfrentados pela indústria a nível mundial, tais como as crises dos contêineres e energética, que vêm impactando o acesso aos insumos e elevando os custos da atividade produtiva. A seção aborda ainda os outros desafios relacionados à economia doméstica, como a trajetória de crescimento da inflação.

Confira abaixo alguns pontos de destaque da publicação de novembro:

  • Produção industrial capixaba acumula alta de 8,5% até setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Contudo, quando observado o nível de produção mensal ao longo de 2021, verifica-se certa estabilidade na atividade da indústria total, devido ao contrabalanceamento entre o bom desempenho da indústria de transformação e a menor produção da indústria extrativa.

  • O comportamento da indústria de transformação vem gerando reflexos positivos na geração postos de trabalho formal (+10,0 mil vagas) e na quantidade exportada (10,0%) ao longo de 2021. Contribuem para esses resultados a melhora da demanda e dos preços das commodities (metálicas e celulose) e a retomada da economia mundial e brasileira.

  • As exportações totais da indústria capixaba somaram US$ 6,5 bilhões até setembro, com a maior parte proveniente de produtos das indústrias extrativas, como o minério de ferro. Em termos de quantidade, o setor industrial exportou 16,4% a mais nos nove primeiros meses de 2021 quando comparado com o mesmo período de 2020, ao passo que, em termos de valor, a variação das exportações foi de 102,6%.

  • Apesar do cenário positivo da indústria na perspectiva do acumulado do ano, a indústria segue enfrentando, entre outras adversidades, o encarecimento dos insumos produtivos, tal como os combustíveis. 

Neste ínterim, com o objetivo de acompanhar os principais indicadores econômicos sobre a indústria, bem como o cenário que circunda o setor, o BIC chega para somar à gama de produtos elaborados pelo Ideies com a temática conjuntural.

Clique aqui e confira a íntegra do BIC.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.