Após quatro meses do início da pandemia, sondagem industrial capixaba aponta melhora nas expectativas

Em junho de 2020, o indicador de volume de produção da indústria capixaba cresceu 10,7 pontos frente a maio, atingindo 48,4 pontos. Considerando a mesma base de comparação, o índice de evolução do número de empregados passou de 37,8 para 46,4 pontos. Ao se situarem abaixo da linha dos 50 pontos, os resultado de junho mostram que a produção e o emprego na indústria capixaba sofreram novas quedas. No entanto, esses recuos foram menos disseminados que os registrados nos meses anteriores, isto é, atingindo um menor número de empresas pesquisadas.

Análise Trimestral

A sondagem de junho também mostrou que os empresários estão menos insatisfeitos com as condições financeiras no 2º trimestre de 2020. Os índices referentes à situação financeira e à margem de lucro das empresas cresceram 2,9 pontos e 0,5 ponto, respectivamente, na passagem do 1º para o 2º trimestre de 2020. Neste período, a elevada carga tributária e a falta de demanda se mantiveram como os principais problemas apontados pelos industriais capixabas.

Expectativas

Em julho de 2020, os indicadores de expectativas revelam que os empresários capixabas já se mostram otimistas em relação aos próximos seis meses, uma vez que três dos quatro índices se encontram acima da linha dos 50 pontos. O índice de expectativa para o número de empregados cresceu 5,4 pontos entre junho e julho e marcou 48,5 pontos, o único a se situar na região de pessimismo.

O índice de intenção de investimento registrou um aumento de 6,0 pontos  na passagem de junho para julho, alcançando 46,9 pontos. Apesar da recuperação, o indicador segue em um baixo patamar, localizando-se 4,7 pontos abaixo da sua média histórica.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.


    O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil.

    Além disso, trimestralmente, o leitor tem disponível um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e às expectativas para os próximos seis meses.

TAGS: