Em maio, a pandemia de Covid-19 continuou afetando a atividade industrial capixaba

19 de Jun

A Sondagem Industrial para o Espírito Santo, referente ao mês de maio de 2020, mostrou que os impactos da pandemia de Covid-19 e as necessárias medidas de distanciamento social continuam afetando, embora de forma menos intensa que em abril, a atividade industrial capixaba.

Apesar do aumento (11,1 pontos) no índice de evolução da produção na passagem de abril (26,6 pontos) para maio (37,7 pontos), o indicador apontou queda na produção visto que se encontra abaixo da linha divisória de 50 pontos. O resultado de maio revelou também que a queda foi menos disseminada, ou seja, ocorrendo em um menor número de empresas pesquisadas.

Em relação aos estoques, as empresas industriais capixabas operaram com uma quantidade abaixo do planejado em maio. O índice de estoque efetivo em relação ao planejado registrou queda de 3,7 pontos em maio (47,5 pontos), se comparado a abril (51,2 pontos).

Expectativas

Em junho de 2020, todos os índices de expectativas se encontram abaixo de 50 pontos, revelando pessimismo diante do cenário atual e dos impactos negativos da pandemia na economia. Após dois meses de forte pessimismo, os resultados de junho mostram que a disseminação desse sentimento entre os empresários industriais capixabas está menos intensa.

O índice de expectativa de demanda por produtos nos próximos seis meses segue na região de pessimismo, embora tenha registrado um aumento de 12,7 pontos na passagem de maio (33,2 pontos) para junho (45,9 pontos). Sob forte incerteza em relação ao futuro próximo, os empresários industriais pesquisados revelaram uma baixa propensão a investir. O índice de intenção de investimento recuou 0,2 ponto em junho (40,9 pontos) e encontra-se 20,7 pontos abaixo do valor registrado em janeiro de 2020 e 10,7 pontos abaixo da média histórica.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

    O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil.

    Além disso, trimestralmente, o leitor tem disponível um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e às expectativas para os próximos seis meses.

    Acesse o relatório com as informações do 1º trimestre de 2020 aqui.

TAGS: