ELEVADA CARGA TRIBUTÁRIA É APONTADA COMO MAIOR DIFICULDADE ENFRENTADA PELAS EMPRESAS

A competição desleal e a falta ou alto custo da matéria prima ocuparam o segundo e o terceiro lugar entre os itens avaliados pelos industriais capixabas entre os problemas que mais afetaram seus negócios no quarto trimestre de 2019, de acordo com a Pesquisa da Sondagem Industrial de dezembro.

Os empresários também revelaram preocupação em relação à demanda interna insuficiente e à burocracia excessiva, concluindo a lista dos cinco principais problemas.

Índices de atividade e expectativas

O índice de volume de produção reduziu entre novembro e dezembro de 2019, ficando abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Em compensação, o indicador alcançou o maior valor para dezembro desde 2011, atingindo 44,8 pontos. O índice de estoques efetivo-planejado registrou 51,2 pontos, revelando excesso de estoques para dezembro.

A pesquisa também mostrou expectativas positivas para os próximos seis meses, com todos os índices acima da linha dos 50 pontos em janeiro de 2019. Já o indicador que mede a propensão a investir na indústria do Espírito Santo recuou 7,4 pontos na passagem de dezembro de 2019 para janeiro de 2020.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.


    O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil. Trimestralmente, está disponível para o leitor um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e as expectativas para os próximos seis meses. O relatório também aborda os indicadores pesquisados trimestralmente, onde são apresentadas as condições financeiras das empresas e os principais problemas enfrentados pelos empresários capixabas no trimestre.

TAGS: