Lançamento do Indicador de Ambiente de Negócios em 2019 e próximos passos para 2020

17 de Jan

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2019 foi lançado o Portal de Indicadores do Ambiente de Negócio dos Municípios do Espírito Santo (IAN) na 8º edição do Congresso Gestão das Cidades. O IAN, desenvolvido pela equipe do Observatório do Ambiente de Negócios do Ideies/Findes, consiste em um indicador composto por 39 indicadores que estão divididos em quatro eixos: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal para os 78 municípios do Espírito Santo. Essas informações estão disponibilizadas no Portal da Indústria do Espírito Santo para consultas que podem ser utilizadas como subsídio para a tomada de decisão de novos investidores ou de ampliação de negócios existentes, bem como no preparo de estratégias de políticas públicas.

A construção do projeto envolveu uma interação do Ideies/Findes com vários atores do setor público capixaba como:

  • Forte apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) que validou a construção do Índice, bem como pautou questões que foram incluídas na metodologia final de apresentação;
  • Acordo de cooperação técnica firmado junto ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para a discussão e disponibilização de dados e metodologias de gestão fiscal;
  • Apoio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) do governo do Estado do Espírito Santo; e
  • Apoio da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES).

Além desses, ainda houve um apoio técnico da Endeavor Brasil que foi um dos principais benchmarkings  para a construção do IAN. 

No 8º congresso de gestão da Cidades, o Ideies teve três espaços para divulgar o seu material.

  • No dia 27 de novembro, foi realizado o lançamento oficial do IAN com uma breve apresentação do  diretor do Ideies, Marcelo Saintive, sobre as potencialidades e vantagens do indicador para os municípios capixabas. Na sequencia os prefeitos receberam o Plano de Melhoria do Ambiente de Negócios para os Municípios do Espírito Santo: Fase 1 - Diagnóstico (PMAN) e um jogo de cartas com informações do IAN e alguns dados socieconômicos dos municípios do Espírito Santo.
  • No dia 28 de novembro, o diretor do Ideies proferiu uma palestra sobre o ambiente de negócios, destacando que melhorias horizontais no território capixaba geraria uma economia mais competitiva e levaria ao desenvolvimento do estado como um todo.
  • Por fim, em um segundo momento no dia 28 de novembro, foi realizado um workshop para instruir os funcionários das prefeituras e demais interessados em utilizar o IAN. Esse workshop foi desenvolvido pela equipe do Ideies, apoiado na técnica do design thinking, em que abrangeu processos de imersão, ideação, prototipagem e teste com um público menor, antes de chegar a versão final apresentada no congresso.

O IAN recebeu algumas menções na imprensa que mostram o potencial da ferramenta e como ela poderia auxiliar nas estratégias de desenvolvimento dos municípios capixabas. A revista ES Brasil, por exemplo, em sua publicação de 7 de janeiro de 2020, com reportagem sobre o 8º Gestão das Cidades, destacou que:


“Foi ainda apresentado aos gestores municipais o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), pela Findes e Ideies com participação ativa da Amunes. A ferramenta possibilitará um diagnóstico detalhado das oportunidades e desafios dos municípios. ”


Realizado esse primeiro contato da sociedade com o IAN no final de 2019, inicia-se um período para a disseminação dos resultados ao longo desse ano de 2020. A equipe do Observatório do Ambiente de Negócios espera que o indicador desenvolvido faça parte da construção de estratégias que permitam uma melhoria do ambiente de negócio dos municípios do Espírito Santo e, assim, um desenvolvimento do estado como um todo. Dessa forma, a equipe se prontifica a ajudar aqueles que precisarem de auxílio para navegar no portal e acessar os indicadores bem como esclarecer qualquer dúvida metodológica. Nesse sentido, cabe salientar que a transparência foi um dos grandes benefícios do IAN na sua construção e continuará sendo em sua divulgação.