Grande Vitória registra inflação de 0,85% em dezembro e acumula alta de 3,29% em 2019

A taxa de inflação da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) registrou variação de 0,85% na passagem de novembro para dezembro de 2019. O IPCA nacional, por sua vez, apresentou alta de 1,15% nesse período. No acumulado em 12 meses, a RMGV registrou a menor variação no índice de preços entre as 16 localidades pesquisadas pelo IBGE (Gráfico 1). Em dezembro, o índice de preços na RMGV nos últimos 12 meses ficou 1,02 ponto percentual (p.p.) abaixo do observado para o Brasil (+4,31%). 



A tabela 1 ao lado mostra o impacto, em pontos percentuais (p.p.), de cada grupo na variação acumulada em 12 meses do IPCA levando em consideração o peso dos grupos no índice de preços. O somatório desses impactos constitui o resultado da variação do índice de preços.

O grupo alimentação e bebidas impactou 1,55 p.p. a taxa de inflação da RMGV em 2019, puxado pelo aumento dos preços das carnes nos últimos dois meses do ano. Destaca-se também os grupos saúde e cuidados pessoais (+0,58 p.p.) e transportes (+0,43 p.p.). Esses três grupos também foram os que mais impactaram o índice de preços do país em 2019.

Para o Brasil, o choque de proteínas fez com que o IPCA fechasse o ano com uma variação (+4,31%) ligeiramente acima do centro da meta de inflação (4,25%). Esse resultado não foi o suficiente para alterar a expectativa para 2020 em relação ao IPCA, visto que o Relatório Focus do dia 10 de janeiro trouxe uma redução na projeção de mercado para o IPCA (3,58%) desse ano, sugerindo que o choque de proteínas é transitório.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um indicador calculado pelo IBGE e tem por objetivo acompanhar o nível de preços de uma cesta de produtos que representa o padrão de consumo de famílias, com renda de 1 até 40 salários mínimos, residentes nas áreas urbanas das 16 localidades pesquisadas. Para o mês de dezembro, os preços foram coletados no período de 28 de novembro a 27 dezembro de 2019 (referência) e os comparou com os preços vigentes entre 29 de outubro e 27 de novembro de 2019 (base). Os dados de dezembro de 2019 e, consequentemente os de fechamento do ano, foram divulgados no dia 10 de janeiro de 2020.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Marcos Morais

Graduado em Ciências Econômicas pela UFRRJ e mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência do Observatório da Indústria. Possui interesse na área de finanças públicas e temas conjunturais.