Os empresários capixabas do setor da construção seguem otimistas

A pesquisa de outubro de 2019 mostrou uma melhora no nível de emprego na comparação com o mês anterior na percepção dos empresários capixabas do setor de construção. Conforme apontado também na pesquisa do mês anterior, a ociosidade (56%) do setor de construção do Espírito Santo encontra-se abaixo da média histórica em outubro, apesar do crescimento na utilização da capacidade de operação (UCO) de 3,0 pontos percentuais (p.p.) se comparado a setembro de 2019.

Mesmo com a melhora no nível de emprego apontada anteriormente, para os próximos seis meses, a expectativa é que se mantenha estável, uma vez que o índice de expectativa em relação ao números de empregados registrou 49,6 pontos em novembro, próximo a linha de 50 pontos. O destaque entre os índices de expectativas é a intenção de realizar investimento para os próximos seis meses que volta a crescer entre os empresários capixabas. Esse resultado reflete um maior nível de confiança do empresário do setor que, captado pelo ICEI-Construção, registrou 65,1 pontos em novembro, influenciado, principalmente, pelas condições atuais e pelas expectativas para os próximos seis meses da economia brasileira.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor de construção no Brasil apresenta sinais de crescimento. Os indicadores relacionados à produção observaram melhora expressiva na pesquisa de outubro, uma vez que os índices de atividade e emprego alcançaram o maior patamar dos últimos sete anos na pesquisa nacional.

A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor de construção, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria da construção.

Conheça os resultados da pesquisa divulgados no painel dinâmico e interativo abaixo.

    O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil. Trimestralmente, estará disponível para o leitor um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria da construção capixaba e as expectativas para os próximos seis meses. O relatório também aborda os indicadores pesquisados trimestralmente, onde são apresentadas as condições financeiras das empresas e os principais problemas enfrentados pelos empresários capixabas no trimestre.

    Acesse o relatório com as informações do 3º trimestre de 2019 aqui.

TAGS: