Educação e inovação: o impacto das novas tecnologias na formação das crianças e dos jovens

O Fato Econômico Capixaba do mês de outubro analisa a questão do impacto das novas tecnologias sobre o mundo do trabalho, o futuro das profissões e como a educação deve responder a essas novas tendências, moldando a formação das crianças e jovens.

Essas novas tecnologias, que trarão significativas mudanças para a dinâmica dos negócios e do trabalho, demandarão diferentes competências e habilidades.

Algumas delas têm características mais técnicas, relacionadas à aplicação e à operação das próprias tecnologias, enquanto outras podem ser apontadas como competências intrinsecamente humanas, relacionadas a aspectos intelectuais e socioemocionais.

No documento completo do Fato Econômico Capixaba, você confere toda a análise, divida em pontos principais:

  • São os alunos de hoje que ocuparão as funções de trabalho emergentes no Brasil
  • A importância da adaptação dos currículos escolares para o desenvolvimento das novas competências e habilidades
  • Os melhores sistemas educacionais do mundo já aplicam metodologias voltadas às competências do futuro
  • A escola como ambiente atrativo e estimulante para as crianças e os jovens
  • As ferramentas e tecnologias tornam o aluno protagonista do conhecimento
  • A indústria precisa estar antenada com o futuro do mundo do trabalho e a formação dos jovens

No Espírito Santo, a indústria está antenada e atualizada

O Sesi-ES possui a maior rede particular de escolas de ensino básico no Espírito Santo, com 12 unidades presentes em oito municípios do estado.

Dentre os destaque nas escolas Sesi no campo de tecnologia na educação, há as disciplinas de robótica e o trabalho com os conceitos de lean manufacturing e ensino maker.

Além disso, os alunos Sesi-ES possuem a 2ª melhor média no Enem quando comparada com outras unidades Sesi no Brasil. Na comparação com as outras escolas do Espírito Santo, o Sesi também obteve bons resultados no Enem e no Ideb.

As matrículas estão abertas para o ano letivo 2020 no Sesi-ES

O Sesi está com inscrições abertas para novos alunos em toda a rede de ensino. Para as matrículas é importante o preenchimento da ficha de interesse no site www.sesi-es.org.br/matriculas2020 e o comparecimento presencial na unidade escolhida.