Ideies lança panorama técnico sobre a evolução da indústria no ES

O Panorama da Indústria do Espírito Santo é uma publicação anual do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), e apresenta análises e dados sobre o desenvolvimento industrial do estado. Os seus capítulos abordam as mudanças históricas ocorridas na indústria capixaba, dando maior destaque para a estrutura industrial recente.


A indústria no Espírito Santo foi compreendida a partir de dois segmentos: o da indústria extrativa e o da indústria de transformação. Ambos foram responsáveis por 23,5% do valor adicionado no estado em 2015.


A atual configuração estrutural da indústria capixaba mantém o Espírito Santo como um dos estados mais industrializados do país, entretanto, concentrado na indústria extrativa. Dado a importância desse setor, o estudo investiga as mudanças ocorridas na indústria capixaba, abordando o processo de industrialização no estado a partir da década de 1970, a evolução recente da indústria no Espírito Santo a partir de 2002, e a estrutura industrial capixaba a partir de 2007, que incluem informações do mercado de trabalho, comércio exterior, e a regionalização da indústria no território.