PIB do ES registra queda de 1,3% no primeiro trimestre de 2019

Principais resultados

No Espírito Santo, o PIB do primeiro trimestre de 2019 resultou na soma de R$ 29,1 bilhões, queda de 1,3% em relação ao desempenho do trimestre imediatamente anterior, na série livre de efeitos sazonais, e também redução de 0,1% quando comparado ao mesmo trimestre de 2018. No acumulado de 4 trimestres o resultado foi positivo (+2,1%).

O PIB do Brasil apresentou queda de 0,2% no 1° trimestre de 2019, em relação ao 4° trimestre de 2018. Quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior foi identificado crescimento de 0,5% e de 0,9% no acumulado do ano.

E qual foi o desempenho dos setores de atividade econômica no primeiro trimestre de 2019*?

Trimestre contra trimestre imediatamente anterior**: o setor industrial registrou queda de 10,1% no 1° trimestre de 2019. A atividade de serviços foi a única a apresentar resultado positivo nesta base de comparação (+1,9%).

Trimestre contra mesmo trimestre do ano anterior: dentre as atividades econômicas, novamente é a indústria que apresenta maior queda (-8,5%), seguida de serviços (-1,9%).

Taxa acumulada em 4 trimestres: o comércio foi o setor de atividade econômica que mais contribuiu para o resultado positivo do PIB trimestral capixaba nesta base de comparação. Os setores industrial e de serviços apresentaram queda de 2,3% e 1,4%, respectivamente.

*Segundo pesquisas mensais do IBGE. **Na série livre de efeitos sazonais.


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                                            Expectativas de mercado para o PIB Nacional

No dia 24 de junho, o relatório Focus informou queda na estimativa de mercado do PIB do Brasil pela 17ª vez consecutiva. O ano de 2019 começou com expectativa de crescimento do PIB em torno de 2,5%, ao final do primeiro trimestre do ano a expectativa já havia caído para 1,98% e nesta data encontra-se em 0,87%.

Essa redução das expectativas revela um cenário não muito animador para economia nacional, que reflete também na economia capixaba.