Como os Perfis Regionais podem te ajudar a conhecer o seu município?

28 de Mai

O Instituto de Desenvolvimento de Desenvolvimento Educacional do Espírito Santo (IDEIES) disponibiliza as informações econômicas e sociais ao nível dos municípios do estado pela ferramenta dos Perfis Regionais. Essa ferramenta evoluiu a partir da publicação dos Caminhos Para o Desenvolvimento Regional e agora possibilita aos empresários e à população capixaba um acesso interativo e atualizado da situação dos municípios capixabas. Os dados estão disponibilizados por regiões pré-determinadas que podem ter a categoria selecionada pelo usuário de acordo com as microrregiões políticas do Espírito Santo definidas pelas microrregiões de planejamento do Instituto Jones do Santos Neves (IJSN), ou pela definição das Regionais da Findes.

A página inicial apresenta a localização dos municípios da região selecionada no mapa do estado e a listagem da mesma além de um menu que fornece as informações de opções por temas como população, finanças públicas, produção e emprego, setor externo, setor de atividades e uma aba de possibilidades de comparações municipais.

O exemplo abaixo apresenta os dados abertos pelo tema de população para a região Centro-Serrana, que compreende os municípios de Santa Teresa, Itaguaçu, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Laranjal da Terra e Santa Leopoldina. Cabe dizer que essa informação busca apresentar não só as características da população, mas também questões relativas ao potencial de mercado que indicam um potencial local de desenvolvimento. Dentre os indicadores para esse tema, é possível observar o nível de escolaridade da população, a expectativa de vida e a idade da população regional. Isso permite ao empresário identificar oportunidades econômicas e ao gestor público planejar estratégias para melhorar o bem-estar de seus cidadãos.

A figura abaixo apresenta uma tela de exemplo para a Regional Findes da Centro-Serrana:


A população da região era de 104 mil que representa uma pequena parcela das quase 4 milhões de pessoas que vivem no Espírito Santo. A maior cidade é Santa Maria de Jetibá com 34.175 habitantes e a menor delas é Laranjal da Terra com 10.825. Quanto ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) notou-se que a regional detém um valor menor do que o Espírito Santo sendo esses de 0,676 e 0,740 respectivamente. Ainda é possível destacar que nenhum dos seis municípios alcançou um desenvolvimento humano maior que o estadual, sendo que Santa Tereza, com 0,71, foi o maior local.

Dentre a gama de indicadores que estão disponíveis nesse tema, pode-se tecer breve comentários sobre o percentual de adolescentes que frequentam o ensino médio. A regional, como um todo, apresentou dados muito parecidos com o agregado do estado, porém, levemente abaixo, sendo esses respectivamente de 44,94 e 45,46. Quanto aos municípios é possível notar que três deles, Itaguaçu, Laranjal da Terra e Santa Teresa, superavam a média do Espírito Santo e outros três, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina, estavam abaixo.


    Os Perfis Regionais consistem em um recurso de fácil acesso que copila dados de públicos a nível municipal e oferece ao usuário de uma forma interativa e informativa.


Os breves comentários sobre os indicadores de população para a regional Central-serrana exemplifica o potencial analítico que a ferramenta Perfis Regionais oferece.