Dez países concentram 69,2% da produção de petróleo no mundo

Os dez países que mais produzem petróleo no mundo representam 69,2% do petróleo bruto disponível, com destaque para os Estados Unidos (14,1%), Arábia Saudita (12,9%) e Rússia (12,1%).


O Brasil, apesar de não configurar na lista dos 10 países com maiores reservas de petróleo, ocupa a 10° posição na produção do hidrocarboneto, com produção diária de 2,7 bilhões de barris. Esse fenômeno só é possível porque o país explora mais o recurso do que outros países com maior reserva.


No extremo oposto, a Venezuela, embora seja o primeiro país no ranking de reservas de petróleo (17,9%), é responsável por apenas 2,3% da produção total. Os Estados Unidos, por sua vez, detêm apenas 2,9% das reservas mundiais, mas são responsáveis por 14,1% da produção.

A produção mundial de petróleo cresceu 0,7% em 2017, atingindo 92,6 bilhões de barris diários.

Já na divisão da produção de petróleo por continente, as maiores participações na produção mundial de petróleo concentram-se no Oriente Médio (34,1%), na América do Norte (21,7%) e na Comunidade dos Estados Independentes - CEI (15,4%). A América do Sul e Central, embora possuam 19,5% das reservas provadas do mundo, são responsáveis por apenas 7,8% da produção mundial de petróleo.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Nathan Diirr

Graduado em economia pela UFES, mestrando em economia pela mesma universidade. Atua como Gerente de Ambiente de Negócios no Observatório da Indústria. Possui interesses nas áreas de regulação, petróleo e gás natural, infraestrutura e ambiente de negócios.